Incoscienti significa 'inconscientes' ou 'irrefletidos'. É uma palavra que descreve a falta de consciência ou a imprudência, especialmente em relação às consequências das próprias ações.
No contexto da música, Achille Lauro usa "Incoscienti giovani" para descrever a juventude como um período de paixão, impulsividade e, por vezes, de uma certa imprudência. A palavra evoca a imagem de jovens que vivem intensamente, sem se preocupar muito com o amanhã, o que a torna interessante e central para o tema da canção.
Achille Lauro entrega em Incoscienti Giovani um retrato direto daquele amor caótico da juventude, cheio de drama e noites mal dormidas. A letra já começa com os pés no chão falando de traumas de infância: Tutto quello che hai passato è un'università (Tudo o que você passou é uma universidade), lembrando a figura ausente de um pai que l'hai visto solo di schiena (você só viu de costas). O cenário viaja por lugares reais da Itália: ele compara o romance a uma chuva sobre o parque romano de Villa Borghese e promete ligar de um Autogrill (as clássicas lojas e restaurantes de beira de estrada das rodovias italianas) tra cento vite o giù di lì (daqui a cem vidas ou quase isso).
O tom oscila entre o desespero e a pura teimosia de quem prefere qualquer loucura a ter uma vida certinha: piuttosto disperati come noi (antes desesperados como nós). Eles dormem em um carro Peugeot velho, roubam flores e pedem carinho de um jeito meio torto: Fammi una carezza, amore mio / Ma che mi faccia male (Me faça um carinho, meu amor / Mas que me machuque). É aquela intensidade exagerada da juventude que fuma meia ponta de cigarro (mezza sigaretta e dopo addio) e se joga na vida como orfanelli alla roulette (órfãozinhos na roleta) sob as luzes de neon.