L'espoir significa 'a esperança'. É uma palavra central e muito poética nesta canção, que fala sobre encontrar a esperança mesmo em meio às dificuldades da vida.
No contexto da música, a esperança é apresentada como um projeto, um lugar ao "bord de l'océan" (à beira do oceano) onde se pode sonhar com um futuro melhor. É uma palavra que ressoa profundamente com o tema de superação e otimismo da letra.
Em “L’espoir”, a pessoa que canta escuta alguém rejeitar as frases românticas e escolher o presente: “Les mots d’amour ne servent à rien” [as palavras de amor não servem para nada]. Essa voz também diz que não há tempo para a infelicidade e que todo mundo tem direito à felicidade. Os detalhes são curiosamente extremos: a outra pessoa não tem livros na estante, não conhece nem o próprio nome nem o pai, e ainda assim fala de uma vida mais simples, longe das cidades, com uma árvore e uma margem distante para alcançar.
O refrão transforma essa admiração em uma viagem impossível: “J’ai marché dans le désert / dans le fond de la mer” [andei no deserto / no fundo do mar], mas nada foi tão bonito quanto aquela pessoa. Depois, aparece a ideia de um lugar à beira do oceano onde o projeto é “l’espoir” [a esperança]. Os dois são chamados de “deux coeurs solitaires” [dois corações solitários], esperando no escuro e tentando não deixar a infância desaparecer. É uma canção de imagens grandes e um pouco estranhas, em que desligar as cidades, atravessar para a outra margem e esperar pela felicidade parecem fazer parte do mesmo plano.