Whirl significa 'girar' ou 'rodopiar rapidamente'. É uma palavra que evoca uma imagem vívida de movimento e desorientação, não sendo tão comum quanto 'spin' ou 'turn'.
Nesta canção, David Bowie canta: "I'm so high it makes my brain whirl" (Estou tão chapado que faz meu cérebro girar). Ele usa 'whirl' para descrever uma sensação intensa de tontura ou confusão mental, capturando a intensidade da experiência de forma poética e impactante.
"Lazarus" é muito mais do que uma canção; é o testamento artístico e a arrepiante despedida de David Bowie. Lançada poucos dias antes da morte dele, a letra é uma reflexão direta sobre a própria mortalidade e o próprio legado. Quando ele canta "Look up here, I'm in heaven" (Olhe aqui para cima, estou no céu), Bowie não está se lamentando, mas sim anunciando a sua transcendência. Ele fala das "cicatrizes que não se veem" e do "drama que não pode ser roubado", compartilhando uma visão íntima da sua vida de fama e das suas lutas internas, tudo isso enquanto prepara o palco para a partida final.
O tema central da canção, no entanto, é a libertação. Apesar da melancolia, a mensagem final é de aceitação e liberdade. Bowie declara que será livre "Just like that bluebird" (Assim como aquele pássaro azul), um símbolo clássico de felicidade e de se libertar das amarras terrenas. Ele olha para o seu passado, para os excessos e para a glória, mas encara o seu fim não como uma derrota, e sim como a forma mais definitiva de liberdade. É o jeito dele de dizer adeus, transformando a sua própria morte numa última e poderosa obra de arte.