Toss and turn significa 'virar e revirar' na cama, geralmente por não conseguir dormir. É uma expressão idiomática que descreve a inquietação e a agitação durante a noite.
Na música, o eu lírico usa essa expressão para descrever suas noites de insônia, atormentado pela ausência da pessoa amada. Ele "toss and turn all night in the sheets", mostrando o quanto a separação o afeta e o impede de encontrar paz, mesmo no sono.
Em "In My Dreams", Dokken nos leva a uma jornada melancólica pelos pensamentos de alguém que não consegue superar um amor perdido. A cada noite, nos sonhos, a pessoa amada ainda está lá, "It's still the same / Your love is strong / It still remains" [Ainda é o mesmo / Seu amor é forte / Ele ainda permanece].
Mas a realidade é dura: "You won't come back / We're through" [Você não vai voltar / Terminamos]. É um ciclo de esperança noturna e desilusão diurna, onde a mente se recusa a aceitar o fim, e o eu lírico se vê "Running in circles / Waiting to see / You in my dreams" [Correndo em círculos / Esperando te ver / Nos meus sonhos]. É uma canção sobre a dificuldade de seguir em frente quando o coração ainda vive no passado, mesmo que seja apenas no mundo dos sonhos.