Jíbaro é uma palavra porto-riquenha que se refere a um camponês ou habitante rural da ilha. É um termo com forte conotação cultural e histórica, representando a identidade e as raízes do povo porto-riquenho.
Na música, Bad Bunny usa jíbaro para evocar a imagem de pessoas humildes e trabalhadoras que são forçadas a deixar sua terra natal devido a problemas econômicos e políticos, como a corrupção. A palavra é central para a mensagem de resistência e amor à ilha.
Bad Bunny começa esta música dizendo que tudo foi um sonho que ele teve: "Esto fue un sueño que yo tuve" [Isto foi um sonho que eu tive]. Ele descreve sua terra natal, Porto Rico, como uma mulher linda que está sofrendo, com "una sonrisa / Aguantándose llorar" [um sorriso / segurando o choro]. A beleza da ilha, como a espuma do mar que parece champanhe, serve como "alcohol pa' las heridas" [álcool para as feridas], uma forma de lidar com a dor de ver seu povo sendo forçado a sair.
O refrão é um aviso direto e poderoso. Bad Bunny canta sobre forças externas que querem tomar os recursos naturais e os bairros, forçando as famílias a irem embora: "Quieren quitarme el río / Y también la playa" [Eles querem tirar meu rio / E também a praia]. Ele implora para que seu povo não desista de sua cultura e identidade, "No, no sueltes la bandera" [Não, não solte a bandeira], para que Porto Rico não sofra o mesmo destino do Havaí, que perdeu sua soberania e foi transformado pelo colonialismo e pelo turismo em massa. É um forte chamado à resistência cultural e política.
Bad Bunny empacotava compras num supermercado em Vega Baja e cursava comunicação audiovisual na Universidade de Porto Rico, no campus de Arecibo, quando as faixas que ele subia no SoundCloud entre um turno e outro chegaram até o DJ Luian, que o contratou para a Hear This Music em 2016. Ele nasceu Benito Antonio Martínez Ocasio em Bayamón, em 1994, e cresceu no bairro Almirante Sur, em Vega Baja.
O estouro veio com "Diles", em 2016, depois "Soy Peor" naquele mesmo dezembro, e em 2018 ele já estava em "I Like It", de Cardi B, que chegou ao topo da Hot 100. Seus álbuns vão de X 100pre e YHLQMDLG até Un Verano Sin Ti, o mais ouvido do ano na Billboard 200 em 2022, e Debí Tirar Más Fotos, que em fevereiro de 2026 se tornou o primeiro álbum totalmente em espanhol a ganhar o Grammy de Álbum do Ano. Ele também tem "Callaíta", "Dakiti" e "Tití Me Preguntó" na carreira, uma temporada de shows no Coliseo José Miguel Agrelot, em San Juan, no verão de 2025, e uma luta de duplas na WrestleMania de 2021, ao lado de Damian Priest, que os dois venceram.