LEARN LYRICS

shackles — grilhões / algemas

Shackles significa “grilhões” ou “algemas”, objetos usados para prender alguém. É uma palavra forte e menos comum, que cria uma imagem marcante de aprisionamento.

Na música, “I wear the shackles you made me” é uma metáfora para as consequências emocionais e a culpa causadas pelo relacionamento. O eu lírico sente que carrega essas “correntes” mesmo depois de tudo ter acabado.

Em “Villain”, Arcana, de Jersey, com participação de Zack Merci, a pessoa que narra a música aceita o papel de vilão na história de um relacionamento. A outra pessoa se apresenta como inocente, mas o narrador rejeita essa versão: “You paint yourself to be the one who's innocent” [Você se pinta como a pessoa inocente]. A imagem é de uma disputa sobre quem tem razão, em que os dois lados escondem verdades. “I got caught in the middle / Between good and evil” [Fiquei preso no meio / entre o bem e o mal] transforma o conflito em uma batalha moral, enquanto “I wear the shackles you made me” [Eu uso as correntes que você criou para mim] sugere que essa culpa e esse papel de inimigo foram impostos pelo outro.

O refrão é direto e até provocador: “The hero is easy to be” [É fácil ser o herói], porque a outra pessoa pode contar a história de um jeito que a favorece. O narrador então admite: “Fine, I might be the enemy / And maybe the villain is me” [Tudo bem, talvez eu seja o inimigo / E talvez o vilão seja eu]. Essa admissão não parece um pedido de desculpas, e sim uma recusa a continuar discutindo. “The damage is done and it's over” [O estrago está feito e acabou] é uma forma firme de dizer que não há como voltar atrás, enquanto “Don't come any closer” [Não chegue mais perto] fecha a porta para uma reconciliação tardia.

This song has more lessons to be added
Tap the request button below to prioritize the additional lessons